top of page

NOTÍCIAS

Bambuzal - A área verde planejada

  • Foto do escritor: jsgarrido5
    jsgarrido5
  • 7 de out. de 2021
  • 2 min de leitura

O Greenville é um bairro planejado, em uma das etapas do projeto contemplou a instalação de um Bambuzal no acesso ao Greenville, entretanto, sua origem não é natural como muitos acreditam. A espécie instalada (Bambuzal) como forma de oferecer uma arborização local singular, com corredor verde que agrada as pessoas, não oferece qualquer condição que favoreça a cultura.


A infraestrutura urbana se conflitua com um bambuzal espremido entre a via asfaltada e a calha de macrodrenagem do bairro planejado, calha esta que já há anos não cumpria a sua função primordial de escoar de forma ideal as águas pluviais recolhidas nas extensas áreas pavimentadas do bairro planejado, restando pendente o respeito aos critérios técnicos e às necessidades da cultura.


O bambuzal encontra-se hoje acometido por pragas, pragas secundárias oportunistas e doenças de diversas ordens, tanto doenças de solo devido à má qualidade da matriz do solo local e deficiente drenagem, quanto doenças da parte aérea, o que é facilmente notado em uma inspeção de rotina.


Missão de toda comunidade Greenville, tratar o Bambuzal, significa oferecer condições agronômicas favoráveis e condições para o seu bom desenvolvimento, que vai muito além das medidas técnicas (controles de pragas, doenças e preparação do solo). É preciso uma mudança profunda na percepção da comunidade do bairro Greenville, pois trata-se de uma convivência delicada das espécies vegetais que tem função humanizadora, paisagística e ornamental e sua relação com as pessoas e estruturas urbanas, tendo que se adaptar as condições muitas vezes inóspitas e ainda oferecer bem estar aos moradores e visitantes, portanto, essa é missão de todos os moradores do Greenville.


Recomendações da Tecnoagro para corrigir alguns fatores de maior impacto sobre o bambuzal:


1- Desobstrução e limpeza das calhas de drenagem, o que permitirá o escoamento da água acumulada durante a estação das chuvas, permitindo que a calha possa ser reparada. Importante ressaltar que o acúmulo de água próximo às touceiras de Bambu favorece a proliferação de bactérias anaeróbicas o que pode causar, após certo período, a morte dos tecidos radiculares. Sob esta condição, as touceiras de Bambu tendem a ser vitimadas por pragas oportunistas devido a condição deletéria em que se encontra, sendo acometido por ácaros, fungos e Cupins.

*Estas ações já estão em andamento com a participação da Tecnoagro, Administração do Greenville e a recente parceria com a Prefeitura municipal.


2- Realização do tratamento agronômico do solo, com a aplicação de corretivo de acidez e fertilização mista organo-mineral. Estas ações devem reverter o processo de depreciação do Bambuzal, melhorando a sua nutrição, permitindo que possa reagir, com aumento do vigor e da imunidade. Naturalmente expurgará as pragas oportunistas, pois, sob melhor condição as touceiras de Bambu também tendem a se renovar e com a aplicação do corretivo de acidez e fornecimento de cálcio deverá haver reflexos sobre os tecidos que ficarão mais estruturados e resistentes com menor parcela de varas quebrando e tombando

*Esta ação já está planejada e será iniciada após conclusão das atividades de desobstrução limpeza das calhas de drenagem.

Havendo empenho e colaboração de todos, é possível oferecer uma condição melhor e mais satisfatória da nossa área verde para o desfrute de toda comunidade Greenville.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Komentarze


JS_rodape_Branca.png
bottom of page