Canto Coral do Greenville
- jsgarrido5
- 27 de abr. de 2023
- 3 min de leitura
Natureza, moradores e música na mesma sintonia
Por Clarissa Passos

Estamos no pulmão de Salvador. No meio da Mata Atlântica. Num lugar especial onde somos abraçados pela natureza. E agora, além dos sons emitidos por pássaros, bichos, mar e ventos uivantes, também ouvimos o canto de um grupo diverso de pessoas que transforma suas diferentes vozes em uma única e perfeita harmonia: o Coral do Greenville.
Sob a regência do maestro Márcio Medeiros, um grupo de moradores do Greenville, entre mulheres e homens, de diferentes idades, profissões e fases da vida, misturam suas vozes todas as noites de quinta-feira, com o objetivo de cantar em conjunto, para aumentar seus níveis de felicidade.
Para cantar em grupo é preciso ouvir e acompanhar o outro sem perder sua individualidade. Cada voz é única e importante para a harmonia final. É um trabalho em conjunto onde se aprende - além de novos e diferentes gêneros musicais - a trabalhar a audição, percepção do corpo, controle da respiração, desenvolvimento da capacidade dos pulmões, concentração, foco, postura, entre outros benefícios.
"O canto coral é mais que música. É socialização, quebra de limites e diversão. Muito bom ver que condomínios hoje em dia estão investindo nisso para o bem-estar de seus moradores”, afirma o regente.
De acordo com o Maestro, “o ambiente do Coral é fértil para a criação de laços de amizade pois promove a integração, socialização, melhora a comunicação e cria vínculos afetivos. Responsabilidade e respeito também são trabalhados na coletividade. Cada integrante desempenha um papel exclusivo em prol da coletividade”.

“Pela minha experiência profissional e pessoal, acredito que o hábito de estarmos em grupo desperta o contato com as nossas emoções, afeições, pensamentos críticos, além de desenvolver habilidade social. Todas as idades podem ser beneficiadas pela música e pelo canto, porque possibilita a comunicação, a expressividade emocional, promove relações interpessoais e vínculos saudáveis, além das mudanças na atividade cerebral ", declarou a participante Rosedy Palópoli, psicóloga e especialista em Arteterapia.
Rosedy também complementou: “ o interesse em saúde mental tem crescido significativamente nos últimos anos, principalmente no contexto pós pandemia. A satisfação pessoal e a qualidade de vida são primordiais”.
“O coral é uma atividade muito prazerosa, ajuda a me expressar melhor, até em outras áreas da minha vida pessoal. É um ambiente familiar muito divertido e proporciona uma maior socialização com os vizinhos. É muito bom ter esse espaço para se expressar”, disse Maria Luiza, estudante e a mais nova do grupo.
Para Flávia de Carvalho, pediatra e também integrante do grupo,“cantar no coral é mais que viver a experiência musical, é parceria, amizade, empatia em forma de sons e melodias, que encantam os corações não só de quem quem ouve, mas muito mais de quem canta”, completou.
A iniciativa da formação do grupo nasceu da Comissão de Eventos da Associação do Greenville. “Havia uma necessidade de criação de identidade, integração e pertencimento dos moradores do Greenville e percebemos que música poderia proporcionar mais qualidade de vida e ser a porta de entrada para esse tipo de movimentação”, disse a integrante da Comissão de Eventos e do Coral, Bianca de Teive.
Toda a comunicação e administração do Coral é auto gerenciada pelo grupo através do whatsapp e instagram. Visando a rotatividade, cada semana o ensaio é num condomínio diferente dentro do Greenville. Os integrantes fazem uma escala e levam lanche coletivo para o final dos ensaios. Depois finalizam com um bate papo informal.
A atividade em conjunto é prazerosa, divertida e educativa. E, consequentemente, diminui o estresse, a depressão, melhora a comunicação, coordenação motora, superação de timidez, ansiedade e integra socialmente. Em breve a agenda de apresentações e ensaios abertos do Coral do Greenville será divulgada pelo instagram oficial.
Maestro
Márcio Medeiros é Regente de corais performáticos e seu foco é na música popular - nacional e internacional, Diretor Musical, Arranjador e Vocal Coach, atuante desde 1996 no cenário canto coral da Bahia.
Estudou Composição e Regência na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Graduado em Licenciatura em Música Mestre em Educação musical vocal pela mesma instituição.
Aprimorou-se em cursos com renomados regentes internacionais, além de estudar técnicas vocais da American Black Music em Boston/EUA.
Também estudou expressão corporal com Luciana Cirne e Teatro Moderno com o Grupo In Fluência.
Sobre o Coral
Formação de Coral com orientação vocal
Ministrado pelo Regente Marcio Medeiros
Instagram: @coraldogreenville
Público: moradores do Greenville
Faixa etária: adultos a partir de 18 anos
Todas as quintas: das 19h às 20h30
Local: salões sociais dos condomínios do Greenville
Informações: (71) 99298-3267
Posts recentes
Ver tudoConfira as melhorias na Comunidade Greenville Outubro 2024 Temos o prazer de compartilhar com vocês as últimas melhorias e manutenções...
Comments